Palavras de Lula têm efeito positivo na busca por paz em Gaza, diz embaixador Palestino

O Palácio do Planalto cogita reforçar que as críticas do presidente Lula (PT) sobre o conflito na Faixa de Gaza focam no Estado de Israel e no governo de Benjamin Netanyahu , e não no povo judeu. Mas não deverá pedir desculpas pela fala do último final de semana. Em entrevista ao UOL News, o embaixador da Palestina no Brasil comenta o assunto.  #UOLNewsNoite #corte

Reinaldo

Trump prepara decreto para banir chineses das redes móveis dos EUA

Governo dos Estados Unidos teria pressa em emitir regra a fim de evitar que chineses fechem grandes contratos na MWC Barcelona deste ano.


O presidente dos Estados Unidos Donald Trump prepara um decreto para banir o uso de equipamentos chineses das redes de telecomunicações móveis do país. Conforme o site Politico, o motivo da pressa seria evitar que Huawei e ZTE fechem vendas durante a MWC Barcelona, feira do setor que acontece no final deste mês.
Os norte-americanos já vêm pressionando países aliados a deixar os chineses de fora das futuras licitações 5G. Dentro dos EUA, o governo pressionava operadoras e empresas de tecnologia a não mais negociar com os asiáticos, mas não há ainda um impedimento formal. Há, apenas, proibição de o governo federal e agências comprarem dispositivos dessas empresas.
A justificativa para o banimento geral seria a cibersegurança. O governo alega que a Huawei e a ZTE facilitam a espionagem chinesa das comunicações nos EUA. Algo que a Huawei nega, lembrando que nunca foram apresentadas provas de tais ilícitos foram praticados.

PRESSÃO NO LESTE EUROPEU

Em visita a países do Leste Europeu, o secretário de Estado norte-americano Mike Pompeo mandou um recado aos aliados que mantém o mercado de telecomunicações aberto às fabricantes chinesas, em especial, à Huawei. Segundo ele, quem mantiver a empresa liberada poderá ter dificuldades para fechar parcerias com os EUA.
Ele afirma que pretende mostrar os riscos existentes em usar os equipamentos durante a viagem que está fazendo. O executivo está na Hungria e deve visitar ainda Polônia, Eslováquia, Bélgica e Islândia. Depois, vai para o Oriente Médio.




Trump prepara decreto para banir chineses das redes móveis dos EUA

Comentários

Questão