O Governo Lula e o Apoio ao Rio Grande do Sul após as Enchentes

Solidariedade e Compromisso com a Reconstrução O presidente Lula demonstrou profunda solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul, que enfrenta os devastadores efeitos das enchentes que atingiram a região. Ele expressou sua preocupação com as vítimas e familiares que perderam entes queridos, reafirmando o compromisso do governo federal em apoiar integralmente os esforços de reconstrução e recuperação. Lula garantiu que não faltarão recursos, esforços e eficiência do governo federal para atender às necessidades básicas da população afetada, como saúde, transporte e abastecimento de alimentos. Ele destacou que a prioridade imediata é salvar vidas e, em seguida, iniciar a avaliação dos danos para que a reconstrução possa ser planejada e executada. Coordenação entre Esferas de Governo O presidente enfatizou a importância da união entre os diferentes entes federativos - municípios, estado e União - para garantir uma resposta eficaz e coordenada à crise. Ele anunciou a criação de um

Reinaldo

A história de sucesso da Toyota no Brasil

Quando Juscelino Kubitscheck decidiu abrir o Brasil para as montadoras estrangeiras no final da década de 50, visando aquecer a economia e expandir o nosso mercado, ele abriu caminho para muitas empresas do exterior se tornarem praticamente “de casa” com o tempo. E uma dessas fábricas de carros é a empresa japonesa Toyota, que é a matéria do nosso artigo. Falaremos um pouco sobre a sua história aqui no país, discorrendo sobre como ela influenciou a nossa economia e sociedade. 
Um carro é o objeto de desejo para muitas pessoas, que sonham em ter o próprio automóvel desde criança muitas vezes. Querendo ou não, adquirir um carro ainda hoje em dia é um símbolo de estabilidade, de conquista, de sucesso familiar, dentre muitas outras coisas. Mesmo que não seja mais como antigamente, quando as pessoas tiravam fotos em frente ao carro (aposto que você tem uma, dependendo da sua idade) para preservar a memória, o carro ainda é um bem muito valorizado.
Atualmente, a Toyota é uma das maiores montadoras de carros do mundo, com milhares de fábricas em mais de 160 países, além de uma grande número de funcionários (cerca de 340 mil). A empresa coloca como o seu principal objetivo: "criar e desenvolver tecnologias de ponta, e oferecer excelentes produtos e serviços que satisfaçam as necessidades dos clientes de todo o mundo", assim explicita a empresa.

Primeira fábrica fora do Japão

Uma curiosidade que além de interessante, demonstra o quanto o Brasil foi importante para a empresa, é que a fábrica instalado aqui no país foi a primeira fora do país sede. Quando JK tirou grande parte das barreiras alfandegárias existentes aqui no Brasil, querendo atrair as empresas a investirem em solo nacional, fez com que muitas
indústrias enxergassem no Brasil um lugar propício a investimentos.
Inicialmente instalada na cidade de São Paulo em 1958, grande foco industrial brasileiro, a Toyota foi transferida em 1962 para a cidade de São Bernardo do Campo. Depois de décadas operando
com uma fábrica só, durante os anos 90 se inaugurou a segunda fábrica da empresa aqui no Brasil, localizada na cidade de Indaiatuba. Foi nessa época que se iniciou a produção do Corolla aqui no país. Além dessas filiais no Brasil, também existem uma Ectofactory e uma fábrica em Porto Feliz.


Primeiros modelos de carro produzidos no Brasil pela empresa

Em maio de 1959, cerca de um ano depois da fábrica chegar ao Brasil, o Land Cruiser é o primeiro utilitário da empresa a invadir as ruas brasileiras. Assim começa a história de sucesso dos muitos carros famosos aqui no país. Em 1962, depois de 3 anos de sucesso comercial, a empresa decide tirar o Land Cruiser de linha e começar a vender um modelo mais moderno, e que ela acreditava se adaptar melhor a nova realidade do
brasileiro. Esse modelo era o Bandeirante, ele tinha o seu motor alimentado por diesel, uma forte tração nas quatro rodas dos carros, e era disponível em duas versões: o jipe e a camioneta de carga, conhecidos por sua durabilidade e eficiência.


O sucesso do Corolla

No mês de setembro de 1998, como já falado antes aqui, foi inaugurada a segunda fábrica residente no Brasil, localizada em Indaiatuba. Lá, começou a produção do Corolla, que é o carro mais vendido do mundo na história, tendo vendido cerca de 40
milhões de unidades desde que foi lançado em 1966. Um carro clássico que até os dias de hoje é a causa do fascínio de milhões de colecionadores ao redor do mundo. Além de que surgiram outras versões mais modernas do Corolla, acompanhando o avanço da tecnologia automobilística.
Visando aumentar ainda mais o sucesso do modelo, a Toyota fez um investimento pesado em 2002 (cerca de 300 milhões de reais) para dar início a produção do Novo Corolla. Esse veículo
conquistou a liderança incontestável nas vendas de sedãs médios. Em 2004 é a vez do Corolla Fielder entrar em produção, conquistando a liderança por sua vez no segmento de station wagons. Os números não mentem, o Corolla é um verdadeiro
clássico, o que ajudou a Toyota no Brasil a fazer bons negócios.


Operações industriais

A Toyota é uma das únicas fábricas do mundo que é responsável por absolutamente todas as etapas de produção de seu produto. Isso permite que ela tenha controle dos processos desenvolvidos dentro da empresa, o que diminui a chance de qualquer imprevisto acontecer, maximizando e melhorando os resultados obtidos. Como tudo depende da
empresa e de seus funcionários, a facilidade de monitorar tudo é gigante.
Além de tudo, operando assim a qualidade é muito melhor. Claro que não quer dizer que o contrário seria desastroso, mas operar assim garante que a competência e todas as expectativas da equipe sejam agraciadas, desenvolvidas e exigidas. Como a Toyota é conhecida pela sua excelência, tanto nos produtos quanto em atendimento aos gostos dos seus clientes. Podemos usar inclusive aquele ditado famoso, que diz que: “se você quer algo bem feito, faça você mesmo”.

Ampliação do alcance

Como aliar o mercado nacional ao estrangeiro através de acordos comerciais é uma ótima forma para ampliar o mercado, a Toyota Brasil em 2003 passou a fazer parte da Toyota Mercosul, uma parceira com a Toyota Argentina. Assim, os dois polos industriais começam a exportar seus produtos para outros mercados na América do Sul e no Caribe. Na globalização um bom relacionamento e acordos entre países é uma ótima maneira de crescer.
Em maio de 2005, levando adiante a parceria com a Argentina, a Nova Hilux é lançada lá e aqui no Brasil. Trazendo novos designs e grande qualidade, a Nova Hilux logo se transformou em
líder de venda das picapes médias. Em setembro do mesmo ano, a Hilux SW4 é lançada e também assume a liderança no seu segmento.



Agora que você já sabe um pouco sobre a história da Toyota no Brasil, convidamos você para voltar ao nosso site e ler mais alguns dos nossos artigos. Você não irá se arrepender!

Comentários

Questão